
Onda de Calor Alerta Regiões do Sul e Centro-Oeste do Brasil
- Andre Santos
- 15 de jan.
- 1 min de leitura
Uma onda de calor intensa deve elevar as temperaturas acima dos 40°C em algumas áreas do Brasil nos próximos dias. O fenômeno será mais perceptível em regiões próximas às fronteiras com Argentina e Paraguai.
O bloqueio atmosférico causado por ventos fortes em altitudes elevadas dificultará a passagem de frentes frias do norte da Argentina e do Uruguai. Com isso, o ar frio de origem polar não chegará a essas regiões, permitindo o estabelecimento de uma bolha de ar extremamente quente.
Além de afetar o norte da Argentina, Uruguai e Paraguai, o calor excessivo também atingirá parte do Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul. Embora a área de abrangência no território brasileiro não seja tão extensa, as condições são suficientes para caracterizar uma onda de calor, com temperaturas ultrapassando os 40°C.
No Brasil, as regiões mais afetadas serão o oeste do Rio Grande do Sul e áreas próximas às fronteiras com Argentina e Paraguai, incluindo o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Outras localidades, como a maior parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, extremo oeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul, também devem registrar calor intenso, com máximas alcançando 38°C.
A temperatura mais alta do ano até agora foi registrada em 10 de janeiro, quando os termômetros marcaram 41,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Esta onda de calor persistirá até 18 de janeiro. No entanto, a partir do dia 19, a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul deve aliviar o calor intenso e mudar as condições climáticas.
Comments