
Temporais Continuam no Nordeste e Alerta Aumenta no Mato Grosso, Goiás e Pará
- Andre Santos
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
A semana começa com fortes chuvas e risco elevado de temporais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanecem ativas, intensificando as precipitações e provocando transtornos em diversas localidades.
Áreas em Alerta Máximo
Na segunda-feira (13), o solo já encharcado aumenta o risco de enchentes e deslizamentos. Chove de forma persistente e volumosa nos seguintes estados:
Maranhão, Piauí e sul do Ceará
Pernambuco
Centro-sul do Pará e sul do Amazonas
Rondônia, Tocantins e norte de Mato Grosso
Bahia e Goiás
O calor associado à alta umidade e à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de núcleos de chuva intensa, especialmente no noroeste e centro-norte de Minas Gerais. O Espírito Santo permanece sob alerta para pancadas de chuva com raios e ventos que podem chegar a 70 km/h.
Sudeste e Sul com Condições Diferentes
São Paulo e Rio de Janeiro: A semana começa com pancadas de chuva mais isoladas e típicas de verão, sendo que a capital paulista não terá chuva na segunda-feira, enquanto no Rio, as pancadas serão rápidas e concentradas no fim da tarde.
Paraná e Santa Catarina: Chove de forma moderada a forte no centro-sul, nordeste e leste do Paraná, além do centro-leste catarinense.
Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul: O calor extremo e a baixa umidade predominam, com índices abaixo de 30% no interior gaúcho.
Previsão para os Próximos Dias
Até quinta-feira (16), a chuva seguirá volumosa e frequente em grande parte do Piauí, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pernambuco e Pará, enquanto entre Alagoas e Rio Grande do Norte, a tendência é de diminuição das precipitações. No Sul, o calor se intensifica, e no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem atingir 37 °C. No Sudeste, o calor retorna, e as pancadas de chuva de verão, com risco de temporais, serão mais frequentes a partir de quarta-feira, especialmente em São Paulo.
Comments