
TikTok pode ser banido nos EUA após decisão unânime da Suprema Corte
- Andre Santos
- 17 de jan.
- 1 min de leitura
A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou nesta sexta-feira (17) que o TikTok poderá ter suas operações bloqueadas no país a partir de domingo (19), seguindo uma lei aprovada pelo Congresso em 2024. A decisão foi unânime, reafirmando que a legislação não viola a Primeira Emenda da Constituição, que garante a liberdade de expressão.
A lei, sancionada pelo presidente Joe Biden em abril de 2024, exigia que o TikTok encontrasse um comprador para suas operações americanas até o dia 19. Caso contrário, a rede social ficará proibida de operar no território norte-americano.
O TikTok contestou a medida, argumentando que o bloqueio prejudicaria a liberdade de expressão de seus 170 milhões de usuários nos EUA. No entanto, os juízes da Suprema Corte consideraram a lei constitucional.
O presidente eleito, Donald Trump, que assume o cargo na segunda-feira (20), um dia após o prazo para o banimento, afirmou que tomará uma decisão sobre a plataforma. "No final das contas, depende de mim. Vocês verão o que vou fazer", disse ele em entrevista à CNN.
De acordo com o The Washington Post, Trump estuda a possibilidade de emitir uma ordem executiva logo nos primeiros dias de governo para suspender temporariamente a proibição do TikTok, concedendo um prazo adicional de 60 a 90 dias.
Comments