Transações Pix acima de R$ 5 mil: saiba quais informações serão monitoradas pela Receita.
- Andre Santos
- 8 de jan.
- 1 min de leitura

Segundo o Fisco, apenas os dados relacionados às transações financeiras dos usuários deverão ser reportados pelas instituições.
A Receita Federal iniciará o monitoramento das informações fornecidas pelas operadoras de cartão de crédito e das transferências realizadas via Pix como parte das ações de fiscalização para identificar possíveis irregularidades
A partir de 1º de janeiro de 2025, novas medidas de monitoramento financeiro entraram em vigor. Segundo a Instrução Normativa Nº 2219, apenas informações sobre saldos e recebimentos em contas serão coletadas pela Receita Federal para identificar possíveis irregularidades.
Entre as operações fiscalizadas, movimentações que somam R$ 5 mil ou mais em um mês deverão ser informadas. Os dados reportados incluem:
Contas bancárias e similares: saldo no último dia do ano e detalhes de pagamentos, transferências, cheques e rendimentos.
Transferências entre contas do mesmo titular: registros de movimentações entre contas pessoais.
Operações com moeda estrangeira e remessas internacionais: compras de moeda estrangeira, conversões para real e transferências para o exterior.
Essas ações visam fortalecer a fiscalização de operações financeiras e garantir maior controle sobre possíveis desvios e sonegação de impostos.
Comments